Cinco razões que podem estar te impedindo de conquistar teus objetivos

Já sabemos que para conquistar nossos objetivos dentro da nutrição, precisamos de constância nas escolhas e paciência, pois milagre não existe. Mas vamos as verdades difíceis de serem engolidas:
1 – Querer resultados imediatos: entre as pessoas que desejam emagrecer, buscar resultados imediatos é o mais comum de se encontrar, seja para ir a um casamento, uma viagem ou festa, por exemplo. E nessas situações, é comum de as pessoas buscarem por dietas milagrosas, onde as restrições são severas e por conta disso, não são sustentáveis a longo prazo. Opte por estratégias que lhe ofereçam ferramentas necessárias para a mudança no seu comportamento, afim de conseguir um resultado sustentável e duradouro.
2 – Falta de paciência: um processo de emagrecimento saudável e duradouro exige constância e paciência. Busque traçar metas alcançáveis, e celebre cada vitória. Entenda que são essas pequenas metas, que somadas ao final lhe trarão os resultados desejados. E esteja preparado para recaídas, é normal isso acontecer dentro do processo. Não busque compensar, apenas volte a sua rotina normalmente.
3 – Ser 8 ou 80: já sabemos que tudo em exagero pode não ser benéfico para nossa saúde. E normalmente, pessoas com pensamento extremista no sentido da alimentação, tendem a rotular alimentos como proibidos e permitidos, o que justamente acaba dificultando o processo. Uma vez que você rotula alimentos assim, tende a quando comer um dos alimentos proibidos, “chutar o balde”. E com isso, acaba comprometendo os resultados. Entenda que não existem alimentos bons ou ruins, refeições lixo ou não, você deve classificar os alimentos como mais nutritivos ou menos, uma vez que todos podem fazer parte da nossa alimentação, cuidando sempre a relação de frequência e quantidade
4 – Fazer dietas restritivas: já sabemos que dietas restritivas não promovem redução de peso duradoura, e que acabam contribuindo para diversos transtornos alimentares futuros. Não se prive de comer alimentos que gosta, tenha cuidado com a quantidade e coma com prazer. Busque pela autonomia e flexibilidade nas escolhas alimentares.
5 – o jogo da culpa: Entenda que você é o único responsável pelas suas mudanças, ninguém pode fazer por você. Porém, você pode não ter tido resultados até pois ainda não encontrou o melhor caminho, e talvez, ajuda de um profissional qualificado.
De fato, mudar nunca será fácil. Mas continuar do mesmo jeito, sem animo, sem disposição, se sentindo infeliz quando vê no espelho, é a melhor opção? Não espere mudar quanto estiver em um cenário ideal. Comece hoje mesmo, coloque em prática algumas metas alcançáveis, e amanhã você já estará se sentindo muito melhor do que hoje. Não precisa se culpar por não conseguir seguir dietas extremistas ou por não ter conseguido resultados a curto prazo, pois ficou bem claro que esse não é o melhoro caminho! Busque o autocuidado e seja sempre muito feliz com todas as suas escolhas, os resultados serão consequência disso tudo!

Mirela Welter

Nutricionista – CRN-2: 14346
Publicado dia 07/12/2021
18/05/2023

ACNE: o que é, como surge, de que forma tratar?

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre acne, afinal, quem nunca teve acne ou conhece alguém que já teve/tem não é mesmo? Apesar de ser muito comum falar sobre este assunto, ele é muito abrangente e surgem muitas dúvidas […]

03/02/2022

Como voltar à rotina depois das férias?

Tirar férias é bom demais, não é mesmo? Mas voltar a rotina de trabalho e exercícios também é maravilhoso, nosso corpo e saúde agradecem! Tenho certeza que a grande maioria sente dificuldade em retomar os bons hábitos alimentares depois de […]

10/11/2021

Sobre Nutrição

Para começo de conversa! Você sabe o que é nutrição? Entende a importância da nutrição comportamental na tua vida? Acredito que seja fundamental antes de compartilhar assuntos específicos, falarmos sobre a base de todos os assuntos que envolvem a nutrição: […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar