ACNE: o que é, como surge, de que forma tratar?

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre acne, afinal, quem nunca teve acne ou conhece alguém que já teve/tem não é mesmo? Apesar de ser muito comum falar sobre este assunto, ele é muito abrangente e surgem muitas dúvidas sobre mitos e verdades sobre acne, como também o que ela é de fato, quais os melhores tratamentos, o que indicar para cada tipo de pele, enfim… é uma infinidade de fatores que precisam ser analisados e pontuados quando falamos de uma pele acneica. Então vem comigo, que eu te explico tudinho sobre a famosa acne e ainda te digo os procedimentos indicados para tratar uma pele que tem essa queixa.

 A acne é uma condição inflamatória da pele que ocorre quando folículos ficam entupidos por sebo e células mortas, assim gerando espinhas, cravos, cistos e caroços. Na nossa pele, existem glândulas sebáceas, as quais são responsáveis por produzir sebo, que é nada mais que a gordura que serve para proteger a nossa pele. Entretanto, quando esse sebo é produzido em excesso, ele acaba entupindo nossos poros tornando o local ideal para a proliferação de bactérias, e então as células de defesa produzem pus, assim formando a tão temida espinha. 

Essa patologia costuma geralmente manifestar-se na fase da adolescência mas podendo também aparecer na fase adulta. 

Mas afinal, qual a causa da acne? Ela pode ser causada por diversos motivos, inclusive em alguns casos não é somente por um motivo, mas podem ser dois ou mais fatores associados que estão causando a inflamação. A causa da acne pode ser alterações hormonais, uso de medicamentos, alimentação, predisposição genética, como também níveis elevados de estresse. Além disso, outros hábitos podem influenciar no surgimento da acne, como por exemplo, lavar o rosto mais vezes do que o necessário, ou até mesmo, usar cosméticos não indicados para sua pele. 

Então se você quer evitar esses cravinhos e espinhas tão indesejados, não esqueça de manter uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturadas e com a ingestão de água necessária para manter o corpo hidratado e para ocorrer a devida eliminação de toxinas maléficas para a pele. 

Mas então como tratar a acne?

É muito importante que você tenha uma rotina de cuidados com a pele, e que ela seja feita de forma correta! Usar produtos individualizados para você de acordo com a sua queixa, seguindo a ordem certa, com certeza já é meio caminho andado para quem sofre com acne. Portanto, além de manter uma alimentação rica em ômega-3, zinco e antioxidantes, que são substâncias importantes para ajudar a reduzir a inflamação da pele, é necessário adicionar alguns cuidadinhos a mais no dia a dia.

Aqui na clínica, durante a avaliação, analisamos a pele do paciente e o que precisa ser tratado, então manipulamos cosméticos individualizados para as queixas existentes, com nutracêuticos específicos para tratar e prevenir esses “dodóis”. Dessa forma o paciente tem o SEU creme ou as SUAS cápsulas e o tratamento fica totalmente individualizado. Orientamos também que o paciente use sabonete líquido de bebê para higienizar o rosto, pois ele não altera o pH da pele, mantendo nossa proteção natural e atua muito bem na sua função como sabonete: limpeza! E por último, mas não menos importante, orientamos que use protetor solar todos os dias, etapa muito importante que não pode ser esquecida de jeito nenhum. 

Além de todos esses cuidados, em alguns casos é necessário associar outros tratamentos para obter um resultado ainda melhor nessa luta contra a acne, como por exemplo a limpeza de pele, peelings, luz pulsada e até mesmo microagulhamento para Drug delivery.

Luiza Zuchetto

Publicado dia 18/05/2023
10/09/2024

Quadralização facial no processo do envelhecimento

Envelhecer é ótimo! É sinal de que estamos vivos, mais experientes, mais sábios… mas com o envelhecimento passamos por algumas alterações anatômicas que vão mostrando a passagem dos anos, e são estes sinais que queremos reduzir, para nos mantermos bem […]

26/08/2024

1mL de preenchedor labial vai me deixar com bocão?

Essa é uma dúvida muito frequente dos pacientes. Mas antes de falar a resposta, eu gostaria de gerar uma reflexão: Tu não acha que, ao invés de se preocupar com a quantidade de ácido hialurônico a ser usado, devemos nos […]

08/08/2024

Preenchimento Labial além do Volume

“Eu nunca vou fazer preenchimento labial: não quero parecer um pato!” “Ju, a gente tá vendo cada preenchimento labial horrível por aí, tenho medo de ficar igual!” “Ju, eu até tenho vontade de melhorar meus lábios, mas não quero mudar, […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar